sexta-feira, 8 de julho de 2011

Autorizada a decolagem de carro voador

Você sempre sonhou em um futuro com um carro voador, como no desenho Os Jetsons, ou no filme De Volta Para O Futuro? Então vai gostar de saber que o seu sonho está prestes a se realizar. A National Highway Traffic Safety Administration, que é a instituição que cuida da segurança do tráfego aéreo norte-americano concedeu permissões especiais para que as “aeronaves trafegáveis” (ou carros voadores) possam transitar pelo céu dos Estados Unidos.

O primeiro beneficiado dessa nova regulamentação é o Transition, construído pela empresa Terrafugia, que você vê acima. O projeto passou por diversos testes, e recebeu a aprovação para se tornar um produto comercial. O carro voador está programado para entrar em produção ainda este ano, as primeiras unidades serão entregues em 2012.

A NHTSA conta com requisitos mínimos para que o veículo possa trafegar. Algumas dessas especificações envolveram o tipo de pneus e pára-brisas a serem utilizados pelo Transition como veículo terrestre. Por isso, o fabricante decidiu colocar pneus para velocidades de estrada, e seu pára-brisa é feito de materiais de policarbonato, no lugar de vidro de segurança automotiva. O motivo é para conservar o peso do veículo, e evitar que o vidro se quebre ao se colidir com uma ave.

A Terrafugia diz que o Transition, que teve o seu primeiro voo oficial em 2009, é o primeiro aeroplano que incorpora as características de segurança automotiva, como um sistema de absorção de energia, uma gaiola de segurança dos passageiros feita de fibra de carbono e airbags, Além de contar com o estilo de direção dos automóveis convencionais.

Parece bom, mas com esses motoristas “navalhas” que rodam (ou voam) por aí terão que inventar um capacete com amortecedor.

Por: Paraíba.com