terça-feira, 23 de agosto de 2011

Confrontos se intensificam entre rebeldes e pró-Kadafi em Trípoli

Rebeldes em Trípoli Grupos de rebeldes e partidários do líder líbio, Muammar Kadafi, travam nesta terça-feira duros combates em vários bairros de Trípoli, divulgou há pouco a rede de TV catariana "Al Jazeera".

Um porta-voz da oposição disse à emissora que os enfrentamentos atingem diversas áreas, embora os mais sangrentos ocorram em Bab al-Azizia, onde reside o coronel Kadafi.

O correspondente da rede, que diz estar no coração da capital líbia, afirma que os chefes militares rebeldes decidiram aproveitar as primeiras horas do dia para atacar o complexo presidencial de Muammar Kadafi, que é formado por um palácio residencial e outras instalações em seis quilômetros quadrados.

Os rebeldes tomaram na segunda-feira à noite a decisão de aumentar o ataque ao aquartelamento de Kadafi nesta manhã, depois da chegada a Trípoli reforços a partir de frentes do sul e do oeste do país, afirma a rede.

"Milhares de combatentes rebeldes estão nos arredores da Praça da Vitória (antes Praça Verde) e esperam poder lançar o ataque final", sustentou o correspondente da "Al Jazeera".

Ele acrescentou que os soldados de Kadafi haviam disparado foguetes a partir da residência, mas não esclareceu registro de mortos ou feridos após a resposta.

"Os combatentes rebeldes estão a cerca de 500 metros" do quartel de Kadafi e "o confronto deve se intensificar nas próximas horas", afirmou.

Por: Terra