sábado, 17 de setembro de 2011

Avião cai sobre público nos EUA

Um caça da Segunda Guerra Mundial caiu sobre o público que assistia a uma corrida aérea nos Estados Unidos na sexta-feira, matando três pessoas, incluindo o piloto, e deixando mais de 50 feridos, 15 deles, em estado grave.

Segundo um dos organizadores do evento, Mike Houghton, há indícios de que o P-51 Mustang tenha sofrido problemas mecânicos antes de sair de sua rota e cair sobre assentos em frente à arquibancada principal.

Testemunhas disseram ter visto destroços da aeronave e pedaços de corpos espalhados pela pista.

Desde que o Campeonato Nacional de Corridas Aéreas começou a ser realizado na cidade de Reno, no Estado americano de Nevada, em 1964, 19 pessoas morreram em diversos acidentes, o que gerou questionamentos sobre a segurança do evento.

A competição atrai multidões todos os anos e funciona como uma corrida nos céus, com aviões voando a apenas 15 metros do chão e alcançando velocidades acima de 800 km/h.

Piloto experiente

Foram confirmadas as mortes do piloto (foto) e de mais duas pessoasJimmy Leeward, de 74 anos, que pilotava o Mustang batizado de "o Fantasma Galopante", já havia disputado mais de 120 corridas aéreas, além de ter trabalhado como dublê em diversos filmes, de acordo com informações de seu website.

Segundo os organizadores do evento, Leeward estava em ótimo estado de saúde e grande parte de sua família assistia à corrida no momento do acidente.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes investiga as causas da queda do avião.

Testemunhas

Foram confirmadas as mortes do piloto (foto) e de mais duas pessoas

Um vídeo do acidente feito por um espectador mostrando o momento da queda do avião chegou a ser publicado no site YouTube, mas foi mais tarde retirado da rede.

Ronald Sargis, que estava sentado na tribuna, afirma que os espectadores podiam ver que o avião estava com problemas antes de cair.

"Ele (o avião) se chocou na primeira fileira. Ele parecia ter simplesmente se pulverizado", disse Sargis à emissora KCRA-TV, de Sacramento, na Califórnia.

Segundo Jeff Martinez, que estava próximo do local, o caça se desviou um pouco para a direita e caiu no chão, de bico.

Gerald Lent, outro morador de Reno, disse a um jornal local que as cenas após o acidente eram terríveis.

"Parecia um massacre. Era como se uma bomba tivesse explodido. Havia pessoas deitadas sobre toda a pista."

O governador de Nevada, Brian Sandoval, elogiou o desempenho dos serviços de emergência, dizendo que eles tiveram "uma reação perfeita ao que aconteceu".

Por: BBC Brasil