domingo, 6 de maio de 2012

Lula diz que Brasil será mais justo com cotas

lula-curadoO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou, nesta sexta-feira 4, a decisão do Supremo Tribunal Federal que validou, na semana passada, a política de cotas raciais nas universidades brasileiras. A declaração foi feita durante discurso no Teatro João Caetano, no Rio, onde recebeu os títulos de doutor Honoris Causa oferecidos por cinco universidades fluminenses.

“Tenho certeza de que a política de cotas raciais, que o STF referendou por unanimidade, contribuirá para tornar mais justo o acesso ao ensino superior.”

Sentado e com a voz ainda afetada pelo tratamento de um câncer na laringe, o ex-presidente discursou ao lado da sucessora, Dilma Rousseff, e dedicou o diploma  “a todos que contribuíram com inteligência e esforço a qualidade da educação no Brasil dando esperança a milhões de jovens.”

Ele afirmou que, antes do diploma de Presidente da República, tinha somente o diploma de torneiro mecânico do SENAI. “Sei o quanto a educação é capaz de mudar a vida de uma pessoa, de uma família ou de uma nação.” E lembrou seu vice-presidente, José Alencar. “Fomos os primeiros brasileiros a chegar à Presidência da República sem possuir diplomas universitários. Parecia que tínhamos, mas não tínhamos”, brincou.

No: CartaCapital