sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Dilma tem novo recorde de aprovação

Segundo pesquisa CNI/Ibope, governo da presidenta é considerado ótimo ou bom por 62% dos brasileiros

No: Rede Brasil Atual 

dilmaA aprovação da presidenta Dilma Rousseff (PT) subiu para 78%, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje (14). O índice recorde é um ponto percentual acima do registrado no levantamento anterior, realizado em setembro.

Já o governo da presidenta teve 62% de aprovação (ótimo e bom), mantendo o índice anterior, enquanto 29% consideram a administração federal regular e 7% acham que é ruim ou péssima

A confiança na atuação de Dilma também e alta: 73%. Sobre a expectativa para os dois anos restantes do governo, 62% acreditam que será ótimo ou bom; 25% que será regular; e 7%, ruim ou péssimo.

Entre as políticas de governo, a que conta com maior respaldo popular é o combate à fome e à pobreza, considerado positivo por 62%. Em seguida vêm o combate ao desemprego, com aprovação de 56%, proteção ao meio ambiente, com 52%, e combate à inflação, com 45%. A gestão da saúde é reprovada por 74% dos entrevistados, e 68% veem como negativa a atuação na área de segurança pública. 

Cresceu o percentual que acha desfavorável o noticiário sobre o governo. 18% entendem que os meios de comunicação têm um tratamento negativo a respeito do Executivo, quatro pontos a mais que na sondagem anterior, feita em setembro. Diminuiu cinco pontos o número dos que consideram favoráveis as notícias, de 29% para 24%. 

O julgamento da Ação Penal 470, conhecido como mensalão, foi o tema mais associado ao governo, com 23% das respostas. Em seguida vêm o anúncio da redução do custo da energia elétrica, com 14%, e a Operação Porto Seguro da Polícia Federal, com 10%.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 142 municípios entre os dias 6 e 9, com margem de erro de dois pontos percentuais.