sábado, 8 de dezembro de 2012

Lula diz que Europa deve seguir o exemplo do Brasil

Em entrevista exclusiva à TVT durante sua passagem pela Alemanha, ex-presidente afirma que trabalhadores não podem pagar pela irresponsabilidade do sistema financeiro

No: Rede Brasil Atual

lulaO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (7), durante entrevista exclusiva à TVT, na Alemanha, que a União Europeia deve seguir o exemplo do Brasil para superar a crise econômica internacional, cujos efeitos tem deteriorado rapidamente as condições de vida e de emprego em vários país, tais como Espanha, Grécia, Portugal e os do leste europeu.

Lula citou especificamente os investimentos nas áreas de infra-estrutura, geração de emprego e retomada do comércio mundial. Para ele, o movimento sindical europeu deve fazer pressão para que os governos não atendam apenas as necessidades dos bancos, mas que se preocupem também com a recuperação de postos de trabalho.   

“Os trabalhadores (europeus) não podem permitir que a situação de conquistas que eles obtiveram nesses últimos 60 anos seja jogada fora por causa dessa crise (...). Aqui se conquistou muita coisa, e o que se conquistou foi de tamanha magnitude que é impossível você imaginar que o trabalhador alemão possa abrir mão das suas conquistas em função da irresponsabilidade do sistema financeiro”, disse.

A entrevista de Lula ao colunista Flávio Aguiar, para a TVT, ocorreu depois de ele participar do Congresso Internacional dos Metalúrgicos da Alemanha, o IG-Metal, e de um evento na Fundação Friedrich Ebert, ligada ao Partido Social Democrático da Alemanha (PSD).