sábado, 21 de setembro de 2013

Pessoas com deficiência fazem protesto e pedem serviços no ES

Os manifestantes protestaram por cerca de uma hora e meia, na Serra. Eles pedem a implantação de serviços de atendimento aos deficientes.

No: G1/ES

deficiencia_laranjeiras_serra_esPessoas com algum tipo de deficiência foram às ruas, na manhã desta sexta-feira (20), em Laranjeiras, na Serra/ES, para protestar por mais apoio e atenção. O protesto, que durou cerca de uma hora e meia, contou com a presença de pessoas em cadeiras de rodas, deficientes visuais e pessoas com síndrome de down. Eles pedem Serviço de Atendimento aos Deficientes e Centros de Referência e Reabilitação no município.

O protesto começou às 8h na avenida Central do bairro Laranjeiras. Munidos de faixas e cartazes, o grupo pediu mais apoio e atenção. O artista plástico cadeirante Teófilo de Souza alertou para a questão da acessibilidade.  “Os cadeirantes, como eu, não temos acessibilidade, não podemos adentrar o comércio, os órgãos públicos e o deficiente visual também não tem. Quando existe calçada, tem um poste no meio”, desabafou.

Os manifestantes  também pediram um serviço de atendimento aos deficientes na região. “A nossa reivindicação é a construção do Centro de Referência no nosso município e também o Centro de Reabilitação, porque nós temos 93 mil pessoas no município com algum tipo de deficiência”, disse Juvenal de Souza, do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência do Município da  Serra.

O protesto,  realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Município da Serra,  terminou por volta das 9 e meia da manhã.