sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Médicos cubanos: solidariedade! Políticos: Falta de vergonha na cara

Enquanto os médicos brasileiros assistiam a tragédia de camarim, médicos cubanos prestavam serviços voluntários no Espírito Santo

Por: Eliseu

medicos_cubanosDiante da tragédia que aconteceu aqui no Espírito Santo, não devido às fortes chuvas como a mídia gosta de frisar, mas por falta de vergonha na cara dos políticos que estão no poder e também os que estiveram antes que não fazem obras de infraestrutura, e a mobilização do Capixaba em ajudar às milhares de vítimas, alguns fatos precisam ser destacados:

- O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEMo) cidade da Região Metropolitana de Vitória e uma das mais atingidas (ainda existem vários bairros alagados depois de 10 dias sem chuva) durante a tragédia, dia 19/12 simplesmente pegou a família e se mandou para Nova York para passar as festas natalinas pouco se lixando para a população de sua cidade. Só voltou após pressão das redes sociais e de parte da mídia capixaba.

- Na Serra, também na Região Metropolitana de Vitória, e fortemente atingida pela falta de infraestrutura, o prefeito Audifax Barcelos (PSB) até tentou passar uma boa imagem, visitou bairros mais atingidos chegando a pisar na imunda água das inundações, mas no dia 30/12, com a Cesan que é a concessionária de fornecimento de água gastando verdadeira fortuna na mídia informando que estava faltando água e solicitando que a população a economizasse (como se houvesse outra maneira), foi visto caminhões da prefeitura jogando água nas gramas da cidade, e a água utilizada aqui na Serra é potável. Quando perceberam que os caminhões estavam sendo fotografados, recolheram-nos. Infelizmente esse blogueiro que mora na cidade não conseguiu fotografa-los.

chuva_esMas um ponto que chamou a atenção em especial desse blogueiro foi que assistindo a mobilização em que vários profissionais de todos os níveis se solidarizaram para ajudar as vítimas, entre eles jornalistas, advogados, enfermeiros e muitos outros, não viu nenhum médico prestando serviço voluntário à população.

Mas aí é que vem a surpresa. Realmente não soube de nenhum médico brasileiro, mas alertado por uma amiga do Facebook vi sem surpresa, que os médicos cubanos (tão discriminados pelos médicos brasileiros e a podre elite) se solidarizaram e prestaram serviços voluntários. Mas estes, coitados, não tiveram qualquer visibilidade do maldito PIG, a mídia golpista. Até saiu uma nota no GazetaOnline, mas sem qualquer destaque. Fiquei sabendo como já disse, alertado por uma amiga que viu a reportagem do Portal Vermelho, a qual reproduzo abaixo:

“Profissionais estão atendendo de forma voluntária em abrigo na Serra, região gravemente afetada pelas chuvas. De acordo com o jornal A Gazeta, os médicos cubanos trabalham incessantemente todos os dias no auxílio aos 15 mil desabrigados junto com voluntários e servidores públicos.

São onze médicos cubanos especializados em saúde da família, trabalhando com medicina geral nos abrigos e nas regiões mais afetadas todos os dias. Aos sábados, domingos e feriados, eles continuam trabalhando como voluntários, de acordo com a Secretaria de Assistência Social Municipal.

“A população capixaba está precisando de muita ajuda nesse momento e é nosso dever ajudar”, pondera o Dr. Orlando Maure, 47.

As chuvas já deixaram 20 mortos e mais de 60 mil desabrigados no Espírito Santo. Entre as pessoas que tiveram de deixar suas casas por causa das tempestades, 5.689 foram acolhidas em abrigos e 55.690 estão em casas de parentes e amigos.

Segundo o governo do estado, o levantamento das pessoas afetadas continua prejudicado pela dificuldade de acesso a muitas localidades, algumas totalmente isoladas pela intensa inundação, sem comunicação, água potável e energia elétrica.”

É isso aí médicos coxinhas e maldito PIG! Infelizmente para vocês já existe internet.