domingo, 20 de março de 2011

Brasil dá exemplo para o mundo, diz Obama

Obama elogia Dilma
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em seu aguardado discurso ao povo brasileiro no Rio neste domingo (20) que o Brasil é um exemplo para o mundo em termos de democracia e desenvolvimento e que o recuo da pobreza deveria inspirar outros países.
 - Milhões de pessoas, que subiram da pobreza para a classe média, o fizeram pela liberdade. Vocês são a prova de que a democracia é a maior parceira do progresso humano. A democracia dá a esperança de que todos serão tratados com respeito.
O país assumiu uma posição de destaque no cenário internacional, de acordo com o líder americano. A hora é de ajudar países pobres e com democracia frágil a se desenvolver.
- O Brasil é um país que apresenta mais soluções, a cada dia. Na comunidade global, o país saiu de uma posição de nação que precisava de ajuda e agora oferece auxílio para outros países.
Elogiada por Obama como modelo de superação, a presidente Dilma Rousseff foi lembrada por haver lutado contra a ditadura militar, ter sido presa, torturada e mesmo assim ter dado a volta por cima e assumido o mais alto cargo do país.
Obama recordou que, há décadas, justamente na Cinelândia - onde fica o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, local no qual o líder americano discursou - Dilma participou de manifestações contra o regime militar e em prol da democracia.
- As aspirações democráticas [do Brasil] só foram atingidas anos depois. Mas uma das jovens [Dilma] mudou a história deste país.
Ele também elogiou a mudança ocorrida on país em direção à democracia, ao fazer uma referência ao presidente Lula, "uma criança pobre de Pernambuco" que chegou à Presidência
Do: R7 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é livre. Os comentários são de total responsabilidade dos seus remetentes, não representando necessariamente a minha opinião.
Todos os comentários serão publicados após moderados, mas os comentários anônimos nem sempre serão respondidos.
Porém, não serão tolerados spams, insultos, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.
Textos ofensivos ou que contenham agressão, discriminação, palavras ou expressões grosseiras e sem estarem inseridas no contexto, ou que de alguma forma incitem a violência ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil serão excluídos.