domingo, 3 de julho de 2011

Pesquisadores descobrem exército de computadores zumbis com 4,5 milhões de máquinas

Segundo os pesquisadores de segurança da Kaspersky, a maior ameaça de segurança atualmente é um botnet  chamado TLD-4. A rede de computadores controlados externamente teria cerca de 4,5 milhões de PCs sob o seu comando.

Percentual de máquinas contaminadas por país (fonte: Kaspersky)

Também conhecida como TDSS, a rede se formou a partir da infecção de milhões de computadores. A contaminação acontece em um setor de inicialização, onde é executado antes mesmo do sistema operacional (Windows, no caso) e o ajuda a se esconder de programas de remoção.

Os comandos são enviados a partir de uma máquina central, com o uso de protocolos P2P, semelhantes aos de compartilhamento de arquivos. Os comandos são protegidos por criptografia, dificultando a interceptação ou mesmo uma tomada de controle por outros grupos ou governos.

Mais do que evitar sua detecção, o TDL-4 até serve como uma espécie de antivírus, removendo outros programas maliciosos, o que evita ter que dividir recursos ou travamentos no computador afetado. Outra novidade do malware é sua compatibilidade com sistemas 64-bit.

Os computadores infectados são usados como forma de esconder a identidade de criminosos (proxy), têm seus resultados em sites de buscas adulterados e participam de redes de cliques em anúncios. Segundo o relatório da Kaspersky, o valor de uma rede com esse tamanho seria de 250 mil dólares no mercado negro.

Por: Superdowloads

3 comentários:

  1. caracaaaaaaa affffffff que gente do mal... porque pessoas tão inteligentes desviam sua conduta para o mal :-( bom dia meu amado Eliseu... vim hoje para te dar um beijo e Na oportunidade e no embalo já que também estou em Campanha vou te pedir um favor : de amanhã até domingo (4 a 10 de julho) estou na final da Copa Blog, um evento da Dado.Pag, um concurso brincadeira que consiste em pedir votos, quem tem mais votos vence (lógico kkkk), assim se puder daria para votar em mim? É só entrar na http://dado.pag.zip.net/ vai sair uma janela dizendo que é a final clica em ok e ai abre uma janela com meu nome Lindalva e o da amiga concorrente BASTA DÁ UM CLIQUE EM MEU NOME e sai a confirmação do voto. Simples e indolor :-) a regra é um voto por computador se tu tiver 10 Pcs são 10 votos kkkkkkk de já agradeço com um largo sorriso. Olha visita meu ostra da poesia http://ostra-da-poesia.blogspot.com/ está correndo um festival de poesias lá....

    ResponderExcluir
  2. Olá Lindalva.
    Pois é, empresas como Google sempre estão procurando talentos pagando altos salários, e esses camaradas ficam atormentado as pessoas a troco de nada.
    Claro que não vou esquecer do meu voto.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Se o TDL-4 consegue evitar sua detecção, como é que a Kaspersky conseguiu descobrí-lo e identificar a rede?
    Quem garante que quem cria os vírus não são as próprias empresas de anti-vírus? Se as pragas de vírus acabarem, essas empresas acabam, logo...

    ResponderExcluir

Este espaço é livre. Os comentários são de total responsabilidade dos seus remetentes, não representando necessariamente a minha opinião.
Todos os comentários serão publicados após moderados, mas os comentários anônimos nem sempre serão respondidos.
Porém, não serão tolerados spams, insultos, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.
Textos ofensivos ou que contenham agressão, discriminação, palavras ou expressões grosseiras e sem estarem inseridas no contexto, ou que de alguma forma incitem a violência ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil serão excluídos.